Visita de estudo à central termoelétrica de biomassa.

     No dia 27 de fevereiro de 2012 as turmas SEC3 e SEC4, dos cursos de Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário, juntamente com alguns formadores, deslocaram-se à Central Termoeléctrica de Biomassa de Terras de Santa Maria S. A., sedeada na freguesia de Carregosa concelho de Oliveira de Azeméis. Esta saída de campo insere-se no âmbito da atividade integradora número cinco, da turma SEC3 intitulada
O Planeta Depende de Nós.
A visita teve início às 19 horas e 30 minutos e foi guiada pelo técnico Simão Ribeiro.
Esta empresa produz energia por queima de resíduos florestais e da indústria das madeiras, incrementando a limpeza das matas e produzindo electricidade a partir de uma fonte renovável. É a única empresa termoelétrica, em Portugal, a produzir energia exclusivamente a partir de biomassa. Para a sua fundação foi necessário um investimento de 25 milhões de euros, encontrando-se a produzir em pleno desde março de 2011, perfazendo um total de 10 megawatts de energia elétrica por hora.
O técnico Simão Ribeiro explicou o método de produção de energia elétrica a partir da biomassa. Este processo começa com a trituração da madeira (restos florestais e rolaria fora de medida para a produção de pasta de papel) e controlo da sua humidade, sendo depois transportada por tapetes rolantes até um silo que controla a dosagem da alimentação do forno que vai aquecer a água de uma caldeira, a qual consome 12 toneladas por hora desse carburante e produz 45 toneladas de vapor de água, por hora, para gerar 10 MW. Este vapor, sobreaquecido, é conduzido para a turbina, onde chega à temperatura de 450 graus e com uma pressão de 60 Bar. Desta forma consegue-se produzir energia para alimentar 40 mil habitações e 140 mil habitantes.
Esta visita foi bastante enriquecedora porque os visitantes tomaram conhecimento do processo de produção de energia elétrica a partir da biomassa.


Formando Diamantino

2 comentários:

Joana Raimundo disse...

Bom dia!

Será que é possível me arranjar o contacto de e-mail da central?

Sou aluna finalista da FEUP e estou a fazer um projeto sobre a biomassa e gostaria de entrar em contacto com a central,mas terá de ser mm por e-mail para ser escrito.

Obrigada.

Turma Sec.3 disse...

Bom dia Joana desculpa de só agora responder mas o nosso curso já terminou e não velho frequentemente ver os comentários do nosso blogue se ainda estiveres estressada envia o teu email através do formulário de contacto no menu em cima lado superior direito assim que receber o teu email enviarei o contacto do Eng. que nos acompanhou na visita.

Enviar um comentário